TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 4 de janeiro de 2009

Beedle, o bardo


Não li nenhum dos livros da série Harry Potter,
e, embora tenha assistido o primeiro filme, o
gênero "feitiço & magia" não me atrai.

Porém, o livro "Os contos de Beedle, o bardo",
também da autora da série, J. K. Rowling,
interessou-me, pois a estrutura de histórias
curtas me é apetitosa.

“Por que comprá-lo? Por que não comprá-lo?
Por que comprá-lo? Por que não comprá-lo?
Comprei-o-o!”, como diria Rolando Lero.

Acredito que a trama básica desses contos
não seja original, uma vez que as tradicionais
histórias infantis têm muita coisa comum entre
si, e algumas vezes, elementos de uma estão
presentes em outra.

Como exemplo deste livro, “O conto dos três
irmãos” tem aquela trama clássica, em que o

mais novo dos irmãos consegue sobrepujar
os obstáculos, onde os mais velhos falharam.

“A Fonte da Sorte” apresenta características
semelhantes a “O Mágico de Oz”, de Frank
Baum, inclusive, são quatro os protagonistas.

Contudo, a atmosfera que predomina nesses
contos é diferente, já que parte do pressuposto
ponto de vista de bruxos. Além disso, têm o
adendo dos comentários do Professor
Dumbledore, o que faz a ligação do suposto
livro de Beedle ao universo de Harry Potter.

Desse modo qualifico o livro de uma boa leitura
e, mesmo sendo um livro de histórias infantis,
também é recomendável para crianças.

É por isso que este é o livro colocado para o
terceiro Sortesco, não faço restrições à sua
leitura.


Abraço do tesco.

9 comentários:

Daniel Savio disse...

Já leu o Hobbit (o livro que originou o Senhor dos Aneis)?

Eu gostei, sendo que ri um bocado durante o "enigma" que o Bilbo conta.

Fica com Deus, menino Tesco.
Um abraço.

tesco disse...

Ainda não li, Daniel, mas minha pauta de leitura anda tão cheia, que o Hobbit tá lá em baixo.
Ainda estou lendo "Os homens são de Marte...", alé de vários outros.
Abraço.

Anônimo disse...

Daniel falou do "Senhor dos anéis" que preguiça!! Não sei se Harry Potter será atemporal um dia, sei que se fosse hoje, eu não teria começado a leitura sabendo que viraria uma coleção. Feliz ano novo Tesco!! Beijus

Anônimo disse...

Fiquei curioso com o que vc disse sobre o livro,TESCO. Fico com o grupo 5.

Abração e uma otima semana!

http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br/

Yvonne disse...

Tesquito, já escolhi o meu número.
Beijocas querendo ganhar

Anônimo disse...

Não conheço o livro Tesco, mas achei interessante o que você escreveu sobre. Um beijo

Anônimo disse...

Querido,
Desculpe invadir seu post tão pacífico com esse assunto, mas gostaria que você e todos os que você quizer avisar visitem meu blog, leiam e deem sua opinião.
Beijos

http://kith.zip.net/

Manoel Carlos disse...

"mesmo sendo um livro de histórias infantis,
também é recomendável para crianças"
ótimo!

Para não dizer que passei em branco, eu li Hobbit, por indicação de minha filha que estava com 11 anos de idade, mas não faz parte da série Senhor dos Anéis.

Manoel Carlos

Mauro Castro disse...

Vou recomendar para minha filhota, Bruna, de 13 anos e leitora voráz.
Há braços!!