TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MÍDIA


Estou lendo "101 Experiências de Filosofia Cotidiana", do
filósofo francês
Roger Pol-Droit. É mais um livro que me
enganou pelo título (são poucos
mas existem). Esperava
uma série de explicações filosóficas a partir de
situações
comuns e cotidianas, mas vejo o contrário: Parte de várias

experiências incomuns, algumas forçadas, e explica muito
pouco ou
quase nada.

Como exemplo, a experiência de número 11, "Tentar medir
a existência",
é classificada, pelo autor mesmo, de efeito inútil!
Quer dizer, ensina a
perder tempo. Não se precisa ser filósofo
pra aprender isso, né?


Mesmo assim, procuro extrair alguma coisa boa dele, uma
forma de me
convencer de não ter gasto meu dinheirinho
em vão.


Na experiência 23 somos orientados a "Inventar manchetes".
Depois de
quatro parágrafos de instruções, conclui:

"O objetivo dessa experiência não é preencher um vazio.
Cabe a você
sentir como o fluxo de informações não cessa
de se repetir, idênticas
a si mesmas, sem progresso, sem
novidade. A extrema facilidade com
a qual é possível fabricar
uma pseudo-atualidade confirma que as notícias
são o que
há de menos novo. Elas repetem, indefinidamente, as
misérias
humanas. Essa mensagem desprovida de atrativos
é decorada para fingir
que traz algo de inédito. Talvez, se 

você repetir essa experiência de tempos em tempos, poderá
concluir que essas informações não têm
importância, que
quase não têm realidade.

Será isso uma informação?"

Ora, isso se coaduna admiravelmente com o ensaio de  James
L. Ford,
"Budismo, mitologia e Matrix", componente do livro
"A pílula vermelha",
(sortesco 73, maio de 2010), onde ele diz
sobre o filme "Matrix":

"...Há a mensagem claa de que o mundo que os humanos
vivenciam
é uma distorção total. É, literalmente, a transmissão
de um programa
de computador para a nossa mente para nos
manter entretidos.
Em outras palavras, ele é "vazio" de
qualquer "realidade" substancial".


Confrontadas essas opiniões com a realidade que vivenciamos,
então
constatamos que estamos vivendo Matrix, isto é, uma
pseudo-realidade
criada pela mídia que nos cerca por todos os
ângulos. Isso pode ser
visto em qualquer portal de notícias e
variedades na internet: 90% do
que é noticiado é totalmente
inócuo aos nossos interesses, e
somente somos atraídos por
força da 'decoração' citada pelo Droit.


Não só as manchetes são recicladas e adquirem novo colorido, 

as notícias sofrem o mesmo processo. E até os fatos são
reciclados,
quem já não ouviu/viu/leu sobre 'desabamento
acidental de prédio', ou
'enchente catastrófica', ou
'deslizamento de terra soterrando barraco'?
É tanta repetição 

que a nossa querida Yvonne já brincou com isso, fazendo
"previsões para o novo ano por Mãe Yvonne de Oxum" e,

infelizmente, não deixou de acertar, prevendo chuvas e
deslizamentos
mortais para o início de 2011. Felizmente ela
não lançou as previsões
para 2012! Risos.

Por tudo isso, reitero a recomendação de não acreditar em
tudo
que lê, seja no jornal ou na internet, nem mesmo no que
vê na
televisão, a não ser depois de comprovar. Eu ia dizer
que acredite
mesmo é nas informações do tesco, mas,
pensando melhor, não
acredite nem em mim!  Rerrerré.

Abraço do tesco.

6 comentários:

Yvonne disse...

Tesco, pensei em fazer as previsões para 2012, mas basicamente eu iria repetir o texto anterior, porque elas seriam as mesmas, KKK.

Pior do que isso é ver noticiado em qualquer portal que Luis Alexandre terminou com Débora Luz (nomes inventados por mim). Não sei quem são essas pessoas, que apito tocam e muito menos a importância do fato.

Todo dia é a mesma coisa.

Beijotescas

Anônimo disse...

Acho essas coisas fantásticas!
esses assuntos não tem fim,tudo se torna (ainda) mistério nesse campo.
continua escrevendo
né tesco?
hiscla

Anônimo disse...

Não sei não, acho que não acredito no que você escreveu... hehehe
Manoel carlos

Guacira Maciel disse...

Oi...

O ponto fundamental da sua decepção, é que Filosofia não explica...
Abraço.

tesco disse...

Não parece ser isso não, Guacira, parece é que o cara é enrolado mesmo, o que pode ser deduzido por outras passagens do livro. Talvez haja um post ao término da leitura, detalhando minhas conclusões.
Abraço.

Unknown disse...

Tesco, curti o seu blog e tenho atualizado minhas postagens aà partir de 2012. Muito legal seu blog.
quando puder acessa o meu www.visaoliterato.blogspot.com