TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O PULSO AINDA PULSA

Não consegui falar com o cirurgião recomendado,
muito atarefado, por isso caí em mãos de outro.


- Caiu de novo?!


Não meu jovem, esse 'cair' é em sentido figurado.
Foi marcada a cirurgia para amanhã, às dez horas.


- Ficará livre do problema...


Claro que não, o problema não é a cirurgia, o problema
é a não utilização plena da mão. O prazo para uma
recuperação completa é de um mês e meio.


- Ah! Depois disso então é que teremos sortescos.


Espero que sim. Enquanto isso postaremos coisas
amenas.


- Ah, menas. Peraí, você já está falando 'lulês'?
Onde é o curso?


Eu disse amenas, não menas. Mas o curso foi de
oito anos, só não aprendeu quem não quis.


- Mas o curso não acabou, o MEC pretende continuá-lo.


Ainda bem, né? Esse negócio de somente 'doutor' saber
falar já encheu o saco. É preciso reconhecer que o povo
é quem faz a língua, e não a língua que faz o povo.


- Ué! Você é a favor disso?


Claro, sempre fui. Parodiando a velha música "O bonde
São Januário", que diz: "Quem trabalha é quem tem
razão...", eu digo: "O povo é quem tem razão!".


- Mas a cultura...


Ora, a cultura não é copiar os sermões do Padre Vieira.
É preciso se adaptar ao que é novo e, como canta o
Belchior, "O novo sempre vem...". Se não copiássemos
o povo ainda estaríamos falando 'plumbum' em vez de
chumbo, 'multus' em vez de muito e 'folium' em vez de
folha. Ser elitista em linguagem não é represar um rio,
é querer represar o tempo.


- Bem, os gramáticos...


Os gramáticos querem prender o vento numa garrafa.
Observe quem mais critica os pleonasmos, no entanto,
não há coisa mais pleonástica que a concordância.
Se o artigo já denunciou que o termo está no plural,
pra que repetir a informação? O único problema de
"os carro", é poder ser confundido com "o escarro".
Mas vamos parar por aqui, se não eu vou lembrar do
'adjunto adnominal'. Argh! 


Abraço do tesco (mas cuidado com meu puls... aaaai!).

5 comentários:

Anônimo disse...

Tanto tempo asism?
vai ser todo mes de Julho!
De toda forma, boa sorte pra vc e o novo medico.

Quanto a cultura...
coisa estranha e complicada: a lingua não precisa de normas?
Se não precisarr em pouco tempo ninguem se entenderá mais!
Cada um terá um codigo diferente do outro.
Não creio que seja tempo de "enrijecer" pela gramatica, mas de ficarmos atentos as modificações!
Veja: existem alguns escritos em portugues na net que não conseguimos ler, decifar...
Alguem padronizará isso?
beijos
hiscla

Anônimo disse...

Tesco, espero que você se recupere logo. Eu devia ter feito uma cirurgia também. Até hoje ainda tenho problemas, mas deixa para lá.

Recentemente o Vilhena leu um livro, que ainda não li, sobre a história da literatura. Dentre muitas coisas interessantes, tomamos conhecimento de que quem começou a estipular as regras gramaticais, sem que soubessem ou tivessem a intenção, foram os escritores. Cada povo tinha um jeito próprio de falar a mesma língua e aos poucos os mais letrados optaram por uma determinada forma de escrever que foi a aceita há alguns séculos. Algo bem sutil, porque não havia ninguém para julgar nada.

Concordo que a língua é dinâmica e quem a faz é povo, aí incluídos letrados ou não. Somos de uma época em que não podíamos falar a palavra sacanagem em público porque era feio. Agora não é.

Ainda assim, penso que não cabe ao Ministério da Cultura estimular ou aceitar que se fale "menas" ou coisas do gênero. Temos que ensinar o que é o certo.

Uma pessoa não merece ser execrada por dizer "a gente fomos", mas, caso eu fosse empregadora, não aceitaria um empregado que falasse desse jeito, apenas a faxineira. Pode ser preconceito social de minha parte, mas não admito. Pode ser que daqui a algum tempo eu mude de ideia, mas por enquanto não gosto.

Eu mesma começo a me confundir com as regras gramaticais e tenho escrito algumas besteiras, mas eu me acho um Camões perto do que tenho visto por aí. Tem muita gente escrevendo muito mal.

Beijos e sucesso na cirurgia. Depois dá um retorno.

Yvonne

Eraldo Vilar disse...

Dantinhas:

Sem entrar na polêmica da evolução (ou involução) da língua...seu texto é que é fantástico! rs rs rs.
Explica prá mim..por quê cargas d´aguas (vixe!..antigo, hein?) o senhor resolveu um dia fazer geologia e depois, na Petrobras, ainda por cima especializou-se em geofísica?!..foi pagamento de promessa?..porque o senhor, meu senhor, é mesmo um Veríssimo nordestino! ..ainda dá tempo, visse?

Abraço e informe quando já estiver recebendo visitas.
Eraldo Vilar

Unknown disse...

Perfeita elocubração, nobre tesquinho! Lingüística rulez! Abaixo a Gramática burra e engessada. E sorte aí com a mãozinha!!

Cynthia disse...

Tio, ao ler seu texto, já estou sabendo novidades mais fresquinhas...... se cuide e juízo!!!