TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SABEDORIA EM FRASES CURTAS - 2


“Pior que o erro é a confusão”
Bacon
O erro é uma característica da espécie humana:
“Errar é humano” ou, como dizem outros,
“Herrar é umano”. Porém, quando a gente se
baseia num erro para tirar conclusões, é que
surge a confusão. Daí eu deixo apenas Bacon
como autor da frase, pois não sei se foi o Roger
ou o Francis (nunca sei quem é quem).


"Um exemplo é o melhor sermão”
Benjamin Franklin
Pois é. Falar, falar, falar e nada fazer já é
improdutivo, imagine-se falar muito e, quando se
tem a oportunidade, fazer o contrário do que se
falou! Tal como um certo governo popular num
determinado país americano... Eu não vou falar
mais, para não me tornar também um dos alvos
dessa frase.


“Somos o que pensamos”

Buda

Admirável concisão. O pensamento já devia
estar expresso nos Upanixades da índia, mas
sob uma forma mais ex-pli-ca-di-nha:
"Você é o que seu profundo desejo é.

Como é seu desejo, assim é sua vontade.

Como é sua vontade, assim são seus atos.

Como seus atos são, assim é seu destino".


Assim resumido, o pensamento nada perde da
sua força. Entende-se que o pensamento de uma
pessoa forçosamente desaguará em seus atos e
em seu modo de ser. Isso é irretorquível.


"Amar se aprende amando"

Carlos Drummond de Andrade

Pode-se refutar, não a frase, mas sua colocação
aqui como pensamento de Drummond. Ora, mas
se é título de um livro seu é óbvio que ele deve
ter pensado isto.

Na verdade, o que se poderia dizer é que a frase
é uma adaptação de um pensamento mais
antigo, como o de Lao-Tsé:
"A maneira de fazer é ser"

Ou, baseado em Sêneca:

“Se quer ser amado, ame”

Ou na fusão dos dois.

O que se pode dizer mesmo, é que guardam uma
grande correlação entre si, expressando, porém,
as três, verdades inegáveis.
Só nos resta seguir o que dizem.


“A persistência é o caminho do êxito”

Chaplin

Ao ler essa frase lembro-me sempre do Thomas
Edison, o inventor da lâmpada elétrica.
Procurando o filamento ideal para a lâmpada,
experimentou bem mais que mil materiais,
enfrentando a desilusão após cada experiência,
superando-a e partindo para outra.
Não é por acaso que é uma frase dele:
"Nossa maior fraqueza está em desistir”.

Ah, sim, a lâmpada incandescente já foi
suplantada pela fluorescente, certo, mas isso
não tira o mérito de quem nos deu iluminação
por mais de um século.

O importante mesmo é competir, digo, persistir.


Abraço do tesco.

5 comentários:

Daniel Savio disse...

Os sabios dizem o que é sabio, na uma forma que a plateia dele entenda (isto sim denota sabedoria).

Fique com Deus, menino Tesco.
Um abraço.

hiscla disse...

Tesco, tive uma sensação ruim da frase atribuida a Chaplin, me lembrou outra: "O trabalho enobrece o...homem (se o homem for o patrão, é claro).
Penso que citações, descontextualizadas e observadas por nós, sempre quer nos alertar para alguma situação vivida!
Qdo eu descobri que ja havia passado dos 40 anos, fiquei repetindo pra mim mesma:"vou envelhecer como vinho e não como vinagre"
beijos de sua admiradora!

Anônimo disse...

Hahahahaha, "com a cornucópia de frutas... mangas, sapotis, jambos, ingás, jacas... até pitombas e joás"... Minha nossa, eu nem imagino que frutas sejam essas, tirando a manga, é claro. E por falar em manga, não gosto de jeito nenhum... Aqui no sul só falamos em laranja, maçã, banana, romã, jabuticaba, pêssego, ou seja, só frutas normais...rsrsrs... Talvez por ser um lugar frio, claro, frutas exóticas, nem pensar...

Aqui no Sul, falamos tanto em primavera por estarmos saindo de um inverno rigoroso, como sempre. Aí, a primavera nos soa como renovação, amenidade no ar, sol, calor, enfim... A primavera nos é muito bem-vinda.

Quanto às frases, são todas maravilhosas. Fico com a "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez". Acho que Thomas Edison deve ter falado isso porque experimentou tantas vezes os seus inventos que não podia mesmo desistir.
Serve de exemplo aos "desistentes" de primeira viagem, e me incluo neles...que, na primeira intempérie, já saem correndo, hahahaha.
Adorei a sua participação na minha primavera e de ter participado das suas frases, sempre fenomenais.

Beijos, meu amigo!
Um lindo dia pra você!

DO disse...

Fique a vontade pra ajudar a Cristina,tesco. Tem gosto pra tudo,rss

Clenes Calafange disse...

Gosto muito dos upanishades. Aquele lá postado é muito interessante. Por um bom tempo ele esteve bem presente em meus pensamentos - e ainda está.

beijos