TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NOVAS LEITURAS


Recebi, em setembro último, um presente inestimável: Livros!

- Ora, tesco, você ainda tem a casa cheia de livros, vive
sorteando livros, compra livros, como é que recebeu um
presente "inestimável"?


Primeiro, porque considero livro o presente por excelência..

- Sei, como Suas Excelências da Câmara e do Senado, né?

Não, nada a ver com essas referências abomináveis!
"Vade retro"!
Segundo, porque são livros de um autor que eu desconhecia.
Por mérito exclusivo da mídia, diga-se, que prefere dar

destaque a um escritor finlandês, casaquistanês, japonês ou
australiano, a  falar de um escritor brasileiro, mineiro como é
o caso.

- Não é isso tudo não. De vez em quando falam de Drummond,
de Guimarães Rosa, de...


Mas esses são conhecidos e consagrados! Refiro-me a caras
novas. Esses não têm vez. E esse referido nem novato é, já
tem 11 (onze) livros publicados.


- Diga quem é, pode ser que eu conheça.

Romulo Nétto.

- Não, também conheço não.

E é um ótimo escritor. Sua temática preferida é o sertão, seus
habitantes típicos e seus problemas climáticos. Tem uma
escrita dinâmica, que deixa sempre os leitores acordados. 


- Hum... Nesta temática temos bons escritores realmente.
E qual é o estilo?


Ah, aí cê me pegou, não entendo desse negócio de estilo
literário. O que posso dizer é que ele me lembra o Graciliano
Ramos.


- Não quer dizer Guimarães Rosa, não?

Não porque... Pra falar a verdade, ainda não li Guimarães.

- O que?! Não leu Guimarães Rosa????

Acontece, né? Só li um trechinho: A história de Augusto
Matraga. Mas a Sagarana toda já está na pauta.


- Bem, menos mau. Mas quem lhe deu este "inestimáv...

Deixe de zombaria e cuide de ler mais. O presente foi uma
gentil oferta do próprio autor. "Meu mais novo amigo de
infância", como diria a Yvonne.Como creio que os leitores
deste blog também não têm intimidade com a escrita de
Romulo, pretendo sorteá-los. Depois de lê-los, naturalmente.


- Vai sortear os livros recebdos de preente? Isto não é uma
desfeita não?


Não vejo assim. Acho que o que é bom deve circular, e o
Romulo não vai se ressentir por isto. Em novembro já
teremos alguns no sortesco. Bem, tá dada a notícia, já
posso voltar à leitura.


Abraço do tesco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou aguardar então querido.
Beijotescas

Anônimo disse...

Este autor desconheço.
No meu caso a culpa é mais minha mesmo.
De uns anos pra cá eu inventei a releitura e já reli algumas vezes Graciliano Ramos, Eça de Queiroz, Dostoiévski...
Quando minha filha mais nova insiste, leio algum autor "novo", por mim desconhecido.
Claro que quando sai um livro novo de Mia Couto, Pepetela e outros autores que já conheço, eu leio.
Manoel Carlos