TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BOBAGENS LINGUÍSTICAS - 1

MACÁÇAR:

O feijão-macáçar tem diversos outros nomes.
O dicionário Houaiss lhe dá como sinõnimo o feijão-fradinho,
que tem uma sinonímia de 38 denominações, incluindo
termos usados nas regiões africanas lusófonas.

A própria qualificação 'macáçar' já vi grafada diferentemente,
nas feiras de Recife, como macassa, macaça, makassar, ou
makassa.


Numa época, nos idos de 1967, me interessei pela origem
desse nome. Sonhei, provavelmente devido a um artigo de
um jornal, que o citava, que alguém me dizia:
"É porque é proveniente de uma região da África, chamada
Makassa". Isso me satisfez no momento, achei muito coerente,
Makassa parece um nome africano.


Vários anos depois, já empregado na Petrobrás, consultando
a Enciclopédia Britânica, pude verificar que Makassar é uma
região na Indonésia e, de início, esse tipo de feijão provinha
de lá.


- E que tem o cós a ver com as calças?


É que nos idos de 1969 eu não conhecia a soja, também
chamado feijão-de-soja ou feijão-soja.


- Ah, e comeu gato por lebre, digo, macáçar por soja.


Mais ou menos. Não foi assim diretamente, mas resultou
igual;

- E como foi essa sua experiência gastronômica?

É que nessa época eu li sobre o leite de soja e a maneira
de extraí-lo. Conjugando esforços com meu vizinho
(hoje meu cunhado) Gilberto, resolvi fazer leite de soja.
Fomos, primeiramente, comprar a soja.


- Hum, já tá me cheirando à bobagem, você não conhecia
a soja, e o Gilberto?


Muito menos.


- Ah, já vi tudo.


Viu não. Sabíamos que a soja era amarelada, não ia ser
um engano tão fácil. Fomos pra feira e, numa sortida
barraca, perguntamos: Tem soja?
O vendedor, naturalmente, deveria conhecer as variedades
que vendia. Prontamente respondeu:

- Soja? Tem sim. - e dirigiu-se ao saco correspondente,
completando - - Quantos quilos?

Satisfeitos com o sucesso, respondemos: - Só um quilo.

O que não notamos foi que o vendedor não falou 'soja',
falou 'chocha'.

Também não sabíamos que o feijão-macáçar tem o apelido
de "chocha-bunda".


Em vários sites de expressões regionais de Pernambuco
e de Alagoas, consta que esse nome é dado ao feijáo-de-
corda, não ao macáçar.
Isso seria porque se atribui a quem come esse feijão um
porte miúdo, magro, 'chocho'.


Porém, pesquisando outros lugares, vemos algo mais
coerente, que a expressão se aplica porque a um feijão
barato.
Como na crônica de Sebastião Lucena em:
Anco Márcio
"Aquela história do velho chochabunda de antigamente,
que era contada para explicar a pobreza do feijão, deixou
de existir".
Bem, o feijão-macáçar antigamente era barato.


- E aí? Levaram o 'chochabunda'?


Levamos, e tentamos fazer o leite de soja que,
naturalmente, não deu certo.
Gosto horrível o extrato daquele feijão.
Daí concluímos: Soja não é 'chocha'. Rerré!


Ah, não se equivoquem:
O espaço pra optar no sortesco é no post anterior.
Optando aqui, podem dificultar minhas anotações.
Obrigado!

Abraço do tesco.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tesco, nunca ouvi falar nesses nomes, só o fradinho. Uma coisa que eu acho interessante é que existe no Brasil o feijão carioquinha que de carioca não tem nada. O carioca come vários tipos de feijão, mas o do dia a dia é o preto que é mais apreciado no Rio e em Brasília. Soube disso através do delivery do Pão de Açúcar na época em que recebia os tickets alimentação em papéis. Depois que passou a ser cartão não foi mais possível.

Segundo a atendente, o país inteiro pede feijão isso, feijão aquilo, menos cariocas e brasilienses. Deve ser por causa dos funcionários públicos que foram para aquela capital.

Eu adoro qualquer tipo de feijão, mas para mim o número 1 é o preto. Não gosto muito de soja, mas como vez por outra.

Querido, irei ao Rio amanhã a noite e ficarei lá 10 dias. Não estranha a falta de mensagens.

Beijotescas

Yvonne

Clenes Calafange disse...

Ô, tio! Já ouvi um bocado desses nomes, menos o original! òtimas elucidações! beijocas!!

Anônimo disse...

Aquim tem feijão macassa ou macaça, que não é fradinho. É feijão verde ou feijão de corda. uma delicia rsrs.
beijos
hiscla

Cristina disse...

eu fico maravilhada com a quantidade de variedades de feijões que tem por essas regiões, o Brasil é mesmo muito rico na sua biodiversidade, tanto cultural como nos alimentos!!

um abraço a todos.

Anônimo disse...

Eu só conhecia o feijão chocha-bunda.
Manoel Carlos

Edna da Silva disse...

Olha agora sei a origem do apelido da minha sogra que e Pernambucana de 85 anos ( chocha ) por que era miúda quando pequena. Kkkkk
Um abraço.

Unknown disse...

O feijão de corda (choxa bunda) eu tinha casa do norte aqui em são Paulo e quando ia no Brás fazer compras eu pedia por esse nome e este feijão da em arbusto

Unknown disse...

Desculpa amigo, não é arbusto, é de rama