TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

QUINTANA SÁBIO - 4


DA CONDIÇÃO HUMANA

“Se variam na casca, idêntico é o miolo,
Julguem-se embora de diversa trama:
Ninguém mais se parece
         com um verdadeiro tolo
Que o mais sutil dos sábios quando ama”.

Mário Quintana
(Quintana de bolso)



Quintana coloca em seus versos a sabedoria
da idade, muitas vezes nos surpreendendo
pela sua simplicidade.

Quem julgar as pessoas pelas aparências,
muito vai errar. As pessoas quase sempre dão
margem a erros de julgamento, pois, no mundo
real, constatamos que a diversidade não existe
apenas de pessoa para pessoa, mas também
aparece no mundo íntimo de cada ser humano.

Isso pode ser bem visualizado numa quadrinha
de outro poeta, o Belmiro Braga:

"As almas de muita gente
são como o rio profundo:
a face tão transparente,
e quanto lodo no fundo!”


Nem sempre porém, o que está encoberto é.
necessariamente, lodo, ou seja, um
temperamento inconseqüente, lascivo, brutal,
impiedoso ou desonesto.

Características infantis, poéticas, românticas,
bem-humoradas, caridosas ou afins, podem
permanecer desconhecidas por muita gente,
durante muito tempo, só vindo à tona em
ocasiões específicas.

No caso de apaixonados, então, é comum
aflorar nosso lado romântico e poético, que,
em contraste com o modo usual de nos
apresentarmos, pode parecer ridículo e,
usualmente assim é visto.

Fundamentando-me nisto, minha sugestão
para o novo ano que, inexoravelmente, vem
romper a nossa rotina, é que não temam ser
ridículos se expressarem amor.

Se aflorar o nosso pendor artístico, sentimental
ou humorístico, a nossa empatia, compaixão e
bondade, a nossa capacidade de compreender
e de perdoar, não nos deixemos acovardar:
Sejamos ridículos!

Mais do que sugestão, na verdade,
são meus votos para vocês em 2009:

Muito Amor!

e abraço do tesco!

5 comentários:

Daniel Savio disse...

Acho que se ficar mais na cara quando eu gosto de alguém, vão me acusar de abuso sexual...

Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de maldade.

Mas se fomos tão sinceros, corremos o risco de assustar o pessoal a nossa vida, sendo que o segredo é dosar a empolgação com um pouquinho precaução.

Fica com Deus, menino Tesco.
Um abraço.

Anônimo disse...

Querido Tesco,
É sempre bom voltar aqui e quando volto quem encontro? Quintana, é claro, meu preferido e pelo visto um dos seus também.

Feliz 2009 pra você com muita inspiração e amor. Beijo

hiscla disse...

AH! meu anjo...parece que não seriam ridículas (as cartas) se não fossem de amor, né?
Mas nada é pior na alma da gente que o medo de ser ridículo por coisas de amor. Daí as surpresas, as atitudes inesperadas, as situações inusitadas compõem o cenário da nossa vida! Se ridículo ou não depende mesmo do coração do observador!

Anônimo disse...

Um 2009 muito feliz à vc e aos seus,Tesco.

Grande abraço!!

Clenes Calafange disse...

É fácil nos apaixonarmos, difícil é amarmos. Eu me apaixono muito rápido pelas por pessoas, seja o jeito de falar, de entender o movimento do mundo, entender a si mesmo. Ontem estava na praia observando uma menininha que devia ter mais ou menos uns 2 anos de idade. Ela era muito espevitada, geniosa e esperta! Fiquei observando o movimento dela em relação às pessoas à sua volta, alternando com outros estímulos ao meu redor e não é que me apaixonei por ela? Eu sou assim, gosto de gente.