O CÃO DA MEIA-NOITE de MARCOS REY Oito contos vivenciados nos anos 60 e bem convincentes, apesar de certo tom surrealista. Às vezes penso que o autor exagera, depois reconsidero: A sociedade brasileira é cheia de anomalias mesmo! Histórias com sabor de que ninguém é inocente.
DICAS E TRUQUES de GLÓRYA RYOS e NÉLIA M. SOUZA As autoras reuniram neste manual informações valiosas para o dia-a-dia da dona de casa (e pro dono-de-casa também). Soluções provisórias, das quais algumas podem resolver permanentemente.
INSCREVA-SE ASSIM: Escolha apenas UM grupo, de 1 a 20, com 5 dezenas já determinadas. Exemplos: Grupo 1 = dezenas 01, 02, 03, 04 e 05. Grupo 20 = dezenas 96, 97, 98, 99 e 00. O vencedor será indicado pela Loteria Federal em 04/07/2009. Escolha um grupo ainda disponível ATÉ as 17 h do dia do sorteio.
Não foi a queda do Império Romano nem a queda do Muro de Berlim, tampouco queda de corrente ou de conexão. Foi minha queda, física mesmo.
Quando eu levanto da cama me apoio no braço de uma poltrona de madeira cheia de livros; em seguida busco o encosto da poltrona para contorná-la e rumar para o banheiro.
No dia 15 dormi pela tarde e, acordando no começo da noite, ainda sonolento, fui muito rápido ao encosto da poltrona e minha mão se apoiou no vazio.
Caí com a testa no guarda-roupa e o ímpulso me fez virar de costas e cair sentado. Fiquei com as costas muito doloridas, mal podendo respirar.
Desconfiado de alguma fratura aceitei a sugestão de ir ao hospital. Com muito esforço percorri seis metros até a sala, onde sentei no sofá, arrastado pra onde eu consegui chegar. Segui para o hospital numa ambulância do SAMU.
No hospital, após as providências de praxe (que não levam a nada), concluiu-se, examinadas as chapas de raios-X, que não havia fratura nenhuma. Assim me liberaram.
Continuei muito dolorido, apesar do analgésico, e a locomoção é difícil; a permanência no PC, também. Estou razoavelmente bem, mas não estranhem minha ausência de seus blogs.
ODISSEIA de HOMERO Uma das obras básicas da civilização ocidental, a Odisseia, na visão de alguns psicólogos, simboliza os percalços que o ser humano enfrenta na sua jornada evolutiva. Para mim significa tão-somente uma série de aventuras muito interessantes. Seja qual for sua opinião, vale a pena ler ou reler. Obs: Edição 2003, capa preta. Estou sem 'scanner'.
INSCREVA-SE ASSIM: Escolha apenas UM grupo, de 1 a 20, com 5 dezenas já determinadas. Exemplos: Grupo 1 = dezenas 01, 02, 03, 04 e 05. Grupo 20 = dezenas 96, 97, 98, 99 e 00. O vencedor será indicado pela Loteria Federal em 27/06/2009. Escolha um grupo ainda disponível ATÉ as 17 h do dia do sorteio.
DESAFIOS E ENIGMAS de JULIANO NIEDERAUER eMª FERNANDA C. DE AGUIAR 116 desafios e 160 enigmas divididos em diferentes níveis. Obviamente não é um livro para leitura contínua, mas é algo a ser adicionado no seu dia-a-dia, para evitar a deterioração do raciocínio.
CONTOS DE FANTASMAS de DANIEL DEFOE Doze contos, sete dos quais o autor jura que são relatos de fatos. Em muitos deles o agente espiritual é denominado 'diabo', de acordo coma convenção da época. Mas, desdequando o diabo tem intenções moralizadoras?
INSCREVA-SE ASSIM: Escolha apenas UM grupo, de 1 a 20, com 5 dezenas já determinadas. Exemplos: Grupo 1 = dezenas 01, 02, 03, 04 e 05. Grupo 20 = dezenas 96, 97, 98, 99 e 00. O vencedor será indicado pela Loteria Federal em 20/06/2009. Escolha um grupo ainda disponível ATÉ as 17 h do dia do sorteio.
Estava lendo "Eurico, o presbítero" de Alexandre Herculano, em que ele narra peripécias da península ibérica, do século 8, quando fiquei estarrecido com o trecho seguinte:
"Unicamente o povo conservava ainda alguma virtude, a qual, semelhante ao líquido transvazado por cendal delgado e gasto, escoara inteiramente através das classes superiores.
Oprimido, todavia, por muitos gêneros de violências, esmagado debaixo dos pés dos grandes que lutavam, descrera por fim da pátria, tornando -se indiferente e covarde, prestes a sacrificar a sua existência coletiva à paz individual e doméstica.
A força moral da nação tinha, portanto, desaparecido".
Fiquei imaginando, confundido: - Ué? Ele fala do Brasil do século 21?
Pois é, ainda que duvidem o Brasil de hoje se encontra assim.
Quem acredita mais em Poder Legislativo ? E no Judiciário, que era a última trincheira dos otimistas?
O Executivo sempre foi objeto de muita desconfiança e polêmica, hoje, entre os mais esclarecidos, não resta muita dúvida.
Vota-se porque se é obrigado, não se tem muita esperança. De quem demonstra entusiasmo nesse período, desconfia-se que está sendo bem remunerado. Ou mal remunerado, que é a regra.
Acreditar nos empresários? Não me conte piadas nessa hora. Se não dá lucro, não tem empreendimento.
As forças policiais estão cumprindo seu papel regulamentar. É? Os fatos se acumulam diariamente, infelizmente destacando a ação de policiais se unindo contra a população.
No início de março deste ano, em São Paulo , a polícia parou um táxi e deu dois tiros nas pernas de um passageiro.
Se duvida, ou se quer ver a notícia da BANDNEWS, siga o link: http://terratv.terra.com.br/ e, na janela de busca coloque o número 225413.
A explicação policial: “Confundimos com um ladrão”. A explicação que parece ser a verdadeira: “Era noite e o passageiro era negro! E, logicamente, um negro dentro de um táxi à noite, é um ladrão”.
O racismo parece estar em pleno vigor no território Nacional, e o Governo Federal ainda procura reforçar o preconceito com o sistema de cotas, afirmando sem palavras, que o afro- descendente é cidadão de segunda classe e não consegue entrar na universidade sem esse auxílio governamental.
- Peraí, tesco, você está sugerindo revolução, subversão, guerrilha?
Calma, calma! Não é nada disso! (E não falei nas Forças Armadas nem vou falar).
É que, parodiando o Cirilo, da novela mexicana Carrossel (lembram disso?), “Eu só queria dizer!”.
ENIGMAS DOS VIÚVOS NEGROS de ISAAC ASIMOV A ficção científica de Asimov são histórias detetivescas situadas em cenários futurísticos. Aqui temos tramas detetivescas em uma situação atual (na época de Asimov). Incursão na área policial, com doze contos muito interessantes.
ARMADILHA MORTAL de ROBERTO ARTL Ao contrário de Asimov, este argentino destacou-se mesmo na literatura policial. Esta pequena amostra reúne sete contos muito bons. É lamentável o falecimento prematuro deste escritor (1909-1942). É, pode parecer incrível, mas existe argentino que a gente sente a falta.
INSCREVA-SE ASSIM: Escolha apenas UM grupo, de 1 a 20, com 5 dezenas já determinadas. Exemplos: Grrupo 1 = dezenas 01, 02, 03, 04 e 05. Gupo 20 = dezenas 96, 97, 98, 99 e 00. O vencedor será indicado pela Loteria Federal em 13/06/2009. Escolha um grupo ainda disponível ATÉ as 17 h do dia do sorteio.
Terminei a leitura de "Os Sertões" em setembro passado. Das principais conclusões que pude extrair dessa leitura, ressalta o extremo preconceito de Euclides da Cunha contra os negros, índios e, principalmente, contra os mestiços.
Claro que nada mais fez que abraçar os conceitos populares e científicos da época, quando diz que: "... nos mestiços se sobressaem as piores características das raças inferiores", ou algo parecido, pois não guardei as palavras exatas.
Mas, o episódio que mais me chamou a atenção foi este na parte "A luta", seção "Últimos dias", subtítulo "Baixas", quando descreve a morte de alguns expedicionários:
"O comandante do 25.°, major Henrique Severino, teve idêntico destino. Era uma alma belíssima, de valente. Viu em plena refrega uma criança a debater-se entre as chamas. Afrontou- se com o incêndio. Tomou-a nos braços; aconchegou-a do peito — criando com um belo gesto carinhoso o único traço de heroísmo que houve naquela jornada feroz — e salvou-a. Mas expusera-se. Baqueou, malferido, falecendo poucas horas depois".
Aí se vê a inversão de valores que impera na humanidade até agora: Grandes assassinos e carrascos são chamados de conquistadores, desbravadores, generais, líderes, e perpetuam- se as alcunhas de "grande", enquanto rasgos de humanidade são propositadamente esquecidos.
Alguém conhece uma rua chamada Henrique Severino? Praça ou Largo também serve. Travessa, talvez? Quem sabe, um beco? Nada.
No entanto abundam ruas, praças, vilas, bairros, com nomes de ditadores (Médici. Costa e Silva, Castelo Branco, Getúlio Vargas), militares (incluindo Dantas Barreto e Moreira César, que participaram da carnificina de Canudos), e políticos.
Estes, normalmente, os que mais iludiram o povo, retirando para si, do dinheiro público, muito mais do que destinaram ao bem-estar da população.
Não tenho muito a comentar, apenas que eu acho isso triste!
3. Se a dezena do 5º prêmio não tiver sido escolhida, será vencedor quem tiver escolhido a dezena imediatamente superior ou, na falta deste, a imediatamente inferior e assim, sucessivamente, até haver um vencedor.
4. Serão aceitas as inscrições de leitores que publiquem e-mail válido ou home-page, ou já sejam conhecidos do responsável pelo blog.
5. O vencedor enviará endereço (no Brasil) para recebimento do brinde, em e-mail para nossa caixa postal: gtesco@gmail.com
6. Casos omissos serão decididos pelo responsável pelo blog.