TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

QUINTANA SÁBIO - 6


DAS ILUSÕES

Meu saco de ilusões, bem cheio tive-o,
Com ele ia subindo a ladeira da vida.
E, no entanto, a cada ilusão perdida...
Que extraordinária sensação de alívio!

Mário Quintana
(Quintana de bolso, L&PM)



As ilusões referenciadas aqui não são os
sonhos... Estes devem ser bem resguardados.
As ilusões são os equívocos em que
demoramos muitas vezes, e que, se realizados,
nos trariam prejuízos. São, normalmente,
confundidos com os sonhos.

Os sonhos têm a função semelhante a das
utopias, mas em um grau à frente, pois
normalmente os sonhos podem ser
atingidos mais facilmente.

As ilusões não são uma coisa nem outra,
embora tenha aparência de ambos. A pessoa
acalenta um sonho, por exemplo, casar-se (ou
equivalente) com o ser amado.

Se este ser é uma pessoa casada e não
pretende divorciar-se, o caso pode não passar
de utopia.

Se, ao contrário, o sujeito (ou sujeita) afirma que
vai se divorciar logo, logo, na maioria das vezes,
tudo não passa de ilusão.

Ah, vida cruel!
O mais importante, porém, é discernir entre o
sonho e a ilusão. E quem disse que é fácil?


Abraço do tesco!

6 comentários:

Anônimo disse...

Quintana é otimo,Tesco. Até nos alivios da vida,rsss

abração e otima semana!!

Vivian disse...

...a ilusão serve para
camuflar a realidade que
muitas vezes é algoz.

ao passo que os sonhos
são aditivos a nos impulsionar
para as realizações.

eu não vivo sem sonho...
mas não sonho para viver...rssss

acho q é o sono...rsss

adoro quando vc passeia
lá em casa.

bjus

Anônimo disse...

Oie! Refletindo... ^^ DEISE

Anônimo disse...

Fácil não é mesmo, querido Tesco, mas a gente tenta, mesmo sonhando e se iludindo sempre...hahaha

Beijo

hiscla disse...

Meu querido Tesco, cá dentro da gente sonhos e ilusões se mesclam e só um olho muito apurado pode separar um do outo. E como diz Drumond, somos míopes e só enxergamos de acordo nossa miopia.
Saudades de vc.

Daniel Savio disse...

Concordo com o Quintana e bemo como a sua explicação...

Sendo que eu acho que tenho carregado ilusões demais e sonhos de menos.

Fique com Deus, menino.
Um abraço.